domingo, 21 de outubro de 2012


II Parte Estudo dirigido da obra O Conde de Monte Cristo

  1. E os antagonistas, quais e como são?
Os antagonistas da história são Caderousse, que recebia o aluguel da casa onde o pai de Dantes morava e, em um futuro próximo se tornara um homem pobre que se casara com uma velha dona de um hotel falido; Danglars, no passado tripulante e depois, se tornara um homem rico, porém, muito desonesto; Fernand, antes somente o primo de Mercedes, mas depois se tornara rico e casara com a prima. E ainda Villefort, homem que prendeu Dantes, por ele ter em mãos um segredo que poderia acabar com sua vida.

  1. Em que época e onde se passa a história? Quais os costumes e tradições vividas?
A história se passa no século XIX, basicamente na França. Os costumes e as tradições eram tidos como muito rígidos.

  1. Qual é o papel e a relevância das mulheres na história? Quem são as principais?
A mulher tem um papel muito importante na história, sendo que Mercedes (a condessa de Morcef), a sra. Danglars, que traia o marido com Villefort e a mulher de Villefort, que envenena familiares para “proteção” de seu filho.

  1. Em que momentos há traições e de que forma elas ocorrem?
Na história, as traições são freqüentes, tanto de relacionamentos entra homem e mulher, no caso, a mulher de Danglars com Villefort, tanto de relacionamentos entre “amigos”, no caso, Danglars trai o conde de Monte Cristo (Dantes).

  1. Que motivos levam Dantes à prisão?
Dantes é preso porque quando estava a bordo do barco de Morrel, o Faraó, o capitão que estava morrendo, o pediu que parasse na ilha de Elba e entregasse uma correspondência a Napoleão. Na ilha de Elba, ele entregou e recebeu um envelope de Napoleão de volta. Os três, Danglars, Caderousse e Fernand, escreveram um bilhete, delatando Dantes por possuir um envelope de Napoleão, que foi deportado. O bilhete chegou nas mãos de Villefort que trabalhava para o rei, então, quando descobriu que o homem que pediu que Dantes entregasse o envelope era seu pai, tratou de prender Dantes já que se descobrissem que foi seu pai, ele poderia perder tudo o que tinha.

0 comentários:

Postar um comentário