domingo, 21 de outubro de 2012


     Estudo Dirigido da Obra: “O Conde de Monte Cristo”
                                         1ª parte

  1. Em que contexto a história se inicia?
A história se inicia quando Edmond Dantes, o protagonista da história, volta da viagem de navio trazendo a mercadoria e acaba sendo nomeado capitão. Um tripulante chamado Danglars, que tinha muita inveja de Dantes, tenta fazer com que o dono do barco não o nomeie capitão, contando o que o jovem havia se encontrado com Napoleão Bonaparte da Ilha de Elba e o entregado um envelope.

  1. Quais as características marcantes de Dantes?
Dantes era um jovem marinheiro de porte altivo e andar elegante. Este era muito honesto e trabalhador, além de ser muito comunicativo.

  1. Por meio de quais personagens percebem-se sentimentos de amor? De inveja? De ódio?
Os sentimentos de amor são retratados entre Edmond Dantes e sua noiva Mercedes e entre Dantes e seu pai. Já os sentimentos de inveja notavelmente eram retratados em três personagens: Caderousse, o homem que recebia o aluguel da casa do pai de Dantes, Danglars, o tripulante, e Fernand, o primo de Mercedes. Os sentimentos de ódio também são retratados por estes três.

  1. Qual a importância do navio e da navegação para a história?
O navio é tido como um meio tanto de trabalho, no caso os marinheiros como Dantes, como um meio de transporte, pois naquela época se quisesse fazer uma viagem longa teria que utilizar o navio. Portanto, a navegação era um instrumento muito importante para a história.

  1. Quem e como são os personagens secundários que auxiliam Dantes?
Os personagens que auxiliam Dantes são o velho abade Faria na prisão, seu amigo tripulante Jacob e Morrel, o dono do barco Faraó.
O velho abade era tido como louco, porém escondia o segredo milenar de um tesouro escondido na ilha de Monte Cristo e ainda era muito inteligente sendo um professor e amigo para Dantes no tempo em que ficou na prisão. Jacob era um tripulante que ajudou Dantes, na época Dantes já era o Conde de Monte Cristo, em inúmeras ocasiões e Morrel ajudou Dantes a ser capitão de seu navio e tentou várias vezes tirá-lo da prisão.

0 comentários:

Postar um comentário