História

Roteiro de Estudos para a prova do dia 04/06

  • IDENTIFICAR os movimentos sociais da Primeira República.
Revolta Federalista, Revolta da Armada, Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
  • CARACTERIZAR os movimentos sociais da Primeira República.
Revolta Federalista: Ocorreu em 1893, no Rio Grande do Sul. Foi um movimento urbano, não foi messianico. Os federalistas queriam uma maior participação no governo federal. No final, o governo se uniu ao Partido Republicano, acabando com os Federalistas.
Revolta da Armada: Ocorreu em 1893, no Rio de Janeiro. Foi um movimento urbano e não messianico. Os oficiais da marinha, assim como os federalistas queriam uma maior participaçao no governo federal. O governo não permitiu que os portos do pais fornecessem alimentos e combustivel para os navios, fazendo com que os marinheiros fossem obrigados a desistir.
Guerra de Canudos: Ocorreu em 1896, no interior da Bahia, em Canudos. Foi um movimento rural de camponeses e era messianico. Canudos foi uma alternativa social ao coronelismo. O governo, após varias expediçoes ao local, perdendo todas, conseguiu, em 1897 vencer os camponeses.
Guerra do Contestado: Ocorreu em 1912, em Contestado, na fronteira entre Santa Catarina e Parana. Foi um movimento rural e, assim como a Guerra de Canudos, messianico. A revolta foi feita contra a miseria no campo e a favor da volta da monarquia. O governo organizou expediçoes para acabar com a revolta mas somente na oitava obteve vitória.
Revolta da Vacina: Ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro. Foi um movimento urbano e não messianico. A revolta não era contra a vacina em si, mas contra sua obrigatoriedade e contra o modo como era aplicada. O governo consegui conter os revoltosos com uma açao conjunta da policia, da marinha,do exercito e da guarda nacional.
Revolta da Chibata: Ocorreu em 1910, no Rio de Janeiro. Foi um movimento urbano e não messianico. Os homens se rebelaram contra os maus tratos sofridos em especial o castigo da chibata. O governo aceitou as reivindicações dos rebeldes.
  • RELACIONAR os movimentos sociais do período às realidades de vida e aos problemas vividos pelas populações que promoveram os mesmos.
A populaçao do Brasil naquela época viva uma vida muito dificil. Muitos deles, alem de pobres, não possuiam nem ao menos terras para que pudessem sobreviver e tinham que se submeter ao coronel da regiao, e quando se migrava para a cidade, as condiçoes conseguiam ser as mesmas ou ainda piores do que as do campo. Por isso, a maioria dos movimentos sociais daquela epoca eram feitos por camponeses e pessoas muito pobres, que queriam garantir o minimo de seus direitos.
  • EXPLICAR os impactos sociais das Reformas Urbanas na Capital.
Com as reformas urbanas que estavam ocorrendo na capital, as pessoas mais pobres que moravam la, foram despejadas de suas casas para que o governo pudesse construir avenidas mais largas, predios maiores e etc. O despejo dessas pessoas resultou no surgimento de favelas e no aumento da criminalidade na capital.



Roteiro para a prova do dia 23/04
  • Compreender o processo geral de crise da Monarquia que culmina com a Proclamação da República. (Slides no Magnum Sol e Para Casa no Caderno.)
Nos últimos anos de império, houve o fim da escravidão, o que gerou conflitos internos entre o governo, proprietários de escravos e defensores da abolição, enfraquecendo a base do governo. Também ocorreu um aumento do prestigio e da importância do exercito apos a Guerra do Paraguai, e dai se iniciou mais um conflito, só que dessa vez entre militares e civis. Para deixar claro, os militares queriam a modernização, ou seja, a abolição da escravidão e a proclamação da Republica. Também nao podemos deixar de considerar o contexto brasileiro em 1889 (roteiro de primeira republica logo abaixo), que contribuiu muito para a crise do império. O governo havia perdido o apoio da igreja, por que o clero brasileiro era comandado pelo imperador e não pelo papa, com isso o papa Pio IX puniu alguns bispos, diminuindo o poder da igreja. Como o governo estava fraco, as elites brasileiras, que estavam do lado dos militares, e apoiaram o golpe de 15 de novembro de 1889, acabando com a monarquia. 


  • Contrapor a organização do Estado Monárquico à do Republicano, no que diz respeito à autonomia administrativa das regiões (Federalismo e Unitarismo) (Livro Pg 55 e 56, Slides no Caderno e Exercício no Caderno.)

No Estado Monárquico, o governo era Unitarista, ou seja, um governo centralizado somente na capital, deixando o estado sem poder. Isso porque a capital escolhia, por exemplo, o juiz de um estado, o governador de outro, fazendo com que os poderosos de cada estado (latifundiários) ficassem insatisfeitos e fossem contra o governo. Já no Estado Republicano, o governo era Federalista, dando mais poder para cada estado resolver quem seriam seus governantes. Isso, consequentemente dava mais poder para os latifundiários que, por possuírem muitas terras e muitos trabalhadores que dependiam delas, podiam obriga-los a votar em um certo candidato, que, se fosse eleito colocaria a família e os amigos dos latifundiários no governo, formando as oligarquias.

  • Avaliar as políticas econômicas governamentais realizadas durante a República da Espada. (Livro pg 51 e 52 e Memória de Aula.) 

Durante a Republica da Espada, o ministro da Fazenda, Rui Barbosa, implementa o Encilhamento, que permitia que os bancos privados emitissem papel moeda para ter condiçao de oferecer credito para empreendedores, principalmente na area da industria. Isso gerou inflaçao, especulaçao e uma enorme desorganizaçao economica.


A Primeira República (1889-1930)



Proclamação da República – 15 de novembro de 1889.

è O Contexto Brasileiro.
- Desigualdade social intensa.
- Inclusão (?) do negro na sociedade.
- Imigração europeia.
- País rural (início de urbanização mais considerável: novos serviços urbanos, modernização dos costumes, novos grupos sociais, emprego informal, criminalidade...)
- Propriedade fundiária: Latifúndio.
- Economia:
Principal produto: Café.
Principal investidor, credor e parceiro econômico: Inglaterra.
Principal consumidor: EUA.

- Fases da Primeira República.
            - República da Espada (1889-1894)
            - República das Oligarquias (1894-1920)
            - Crise da Primeira República (1920-1930)

è A República da Espada.
- Governo Provisório (1889-1891)
- O marechal Deodoro da Fonseca assume como presidente provisório após depor D. Pedro II.

- Primeiras medidas:
            - Fim do Senado vitalício.
            - Dissolução da Câmara.
            - Banimento da família real.
            - Separação entre Estado e Igreja (liberdade de culto e casamento civil)
            - “Grande Naturalização”.

- Convocação da Assembléia Constituinte.

- Rui Barbosa, ministro da Fazenda, implementa o “Encilhamento”
- O Encilhamento:
            - Permissão para que alguns bancos emitissem papel moeda.
            - Objetivo: oferecer crédito para atividades produtivas, em especial a indústria.
            - Efeitos práticos: Inflação, especulação, desorganização econômica.

è A Constituição de 1891.
- República Federativa: “Estados Unidos do Brasil”
- Divisão de poderes: 3 poderes.
- Federalismo: autonomia regional, descentralização (os estados podem fazer leis, arrecadar impostos, tomar empréstimos externos...)
- Direitos políticos (voto): Voto “universal” direto e aberto (exceto analfabetos, mendigos, mulheres, soldados e menores de 21 anos).
- Igualdade Civil.
- Direito à propriedade.
- Separação entre Estado e Igreja (instituição de registro de nascimento, óbito e casamento civil).
- Liberalismo econômico.
- O primeiro presidente seria eleito pela Assembléia Constituinte.