domingo, 7 de outubro de 2012


Estudo Dirigido da Obra “O Diário de Anne Frank”

  1. Como é a protagonista, suas características e gostos antes de sua saída?
  2. Como é sua família?
  3. Quem são as pessoas com quem convive antes do “Anexo Secreto”?
  4. Em que momento ela ganha o diário?
  5. Que tipo de informações escreve nele?
  6. Como a Holanda participa da Guerra?
  7. Por que a família sai de casa?
  8. Como e onde é o lugar para onde vão?
  9. Como é a rotina do lugar?
  10.  De que maneira Anne se ocupa, distrai-se?
  11.  Quem é e como são os personagens que passam a viver com a família Frank?
  12.  Que tipos de privações e medos passam? Quais são os momentos de alegria?
  13.  Quando, como e com quem descobre sua sexualidade?
  14.  De que forma o amor é vivido, mostrado?
  15.  Como é a relação de Anne com os demais moradores do Anexo?
  16.  Como recebem notícias e ajudas externas e quais são elas?
  17.  De que forma o preconceito é mostrado?
  18. Qual é a visão de Anne sobre fé, religião, nazismo e anti-semitismo?
  19. Como termina o diário? De que forma ela escreve?
  20.  Quais sonhos foram e não foram realizados?

Respostas:
1. Anne Frank era uma garota atrevida e “tagarela” que atraía muitos admiradores e gostava de ler diversas histórias.
2. Sua família era composta por uma irmã, Margot, um pai, Sr. Frank ou Pim, e uma mãe, Sra. Frank. Estes são muito unidos, porém, os pais de Anne se importavam mais com a irmã.
3. Anne convive com as amigas Hanne, Sanne e Jacque e alguns admiradores, Hello ou Harry e Petel.
4. No aniversário de 13 anos.
5. Escreve no diário o seu dia-a-dia, seus medos, sonhos e desejos.
6. A Holanda não participa de forma muito ativa, porém é aliada aos Aliados.
7. A família sai de casa depois de um dia em que receberam uma notificação que queriam levar Margot.
8. O local é humilde, mas cabe uma boa quantidade de pessoas. Fica em um prédio do escritório do pai de Anne, na Gies and Co.
9. As pessoas do Anexo acordam cedo e não dormem muito tarde. As mulheres cuidam, principalmente, da comida e os homens da segurança. Os jovens e alguns adultos estudam e todos, inclusive algumas visitas, escutam ao rádio para saber as notícias sobre a guerra.
10. Anne costuma a estudar, ler e escrever histórias e no diário para se distrair.
11. Os Frank vivem com a família Van Daan (Sra. Van Daan é estressada, o Sr. Van Daan é calmo e Peter é tímido) e com Dussel, um dentista, que é extremamente mandão, na visão de Anne.
12. Os moradores do Anexo são privados do barulho, do conforto e da boa comida, além de estarem sempre com medo dos tiroteios e de serem descobertos. Comida a mais, aniversários, boas notícias e brincadeiras os deixam felizes.
13. Anne descobre sua sexualidade, principalmente, com Peter quando ele mostra a ela os órgãos genitais masculinos de seu gato e conversam no quarto dele sobre essas questões.
14. O amor é mostrado através de Peter, de quem Anne começa a se apaixonar dentro no Anexo, e de Petel, uma antiga paixão que a garota ainda sonha quando está escondida. Além desse amor, é relatado aquele que Anne tem por seu pai, uma admiração muito grande por esse membro da família.
15. Anne não se dá muito bem com a maioria dos moradores do Anexo, como é relatado no livro, estes a chamam de intrometida e mimada, porém, com o seu crescimento, ela começa a compreender os diversos lados das brigas do Anexo. Aparece uma grande amizade com Peter, e sua irmã e seu pai também são pessoas com quem ela conversa frequentemente.
16. Os moradores do Anexo Secreto recebem ajuda de Miep, Bep, Sr. Kugler e Sr. Kleiman. Os cristãos lhes trazem comida, jornais e todo o tipo de ajuda necessária, até noticias.
17. O preconceito é mostrado de forma forte, em várias passagens do diário de Anne, esta relata os acontecimentos de que ouve e vê sobre os judeus e a bruta forma como são tratados pelos alemães.
18. Anne é uma garota com fé e de forte influência religiosa. Em seus escritos, ela fala sobre Deus e como é terrível o anti-semitismo e o nazismo.
19. O diário termina com a última carta de Anne falando sobre seus sentimentos e sobre ela em geral. Esta escreve de uma forma mais adulta e não há nenhum relato nesta carta sobre outro assunto.
20. O sonho de Anne de se tornar escritora, de alguma forma, fora realizado, e seu desejo de que o diário fosse publicado também. Os que não foram realizados foi o desejo de sair, em partes, ilesa da guerra e o de quando crescesse tivesse um trabalho digno e não virar dona-de-casa.

0 comentários:

Postar um comentário