sábado, 20 de outubro de 2012

Roteiro de Estudos do Simulado: Geografia

  • Compreender o evento primavera Árabe e suas repercussões para o mundo islâmico e para o Norte da África.
A Primavera Árabe foi um movimento popular que ocorreu muito rapidamente em alguns paises contra as ditaduras que existiam no Magreb e na Peninsula Arabica. A Primavera Arabe serviu de inspiraçao para a Siria, por conta da homogeinidade linguistica daquela regiao, e esta no meio de uma Guerra Civil.

  • Compreender o processo de descolonização e suas conseqüências para o Oriente Médio.
O processo de descolonizaçao do Oriente Medio é bem parecido com o da Africa. Os Europeus, ao sairem de lá e ao  demarcarem os territorios de cada pais, nao consideraram as etinias dos povos, sua lingua ou fronteiras naturais, como na junção dos rios Tigre e Eufrates, que corre na fronteira entre Iraque e Irã, gerando serias tensoes sobre a apropriaçao das aguas dos rios. 

  • Compreender a importância de Jerusalém para as três religiões (judaísmo, cristianismo e islamismo).
Jerusalem é importante para todas essas religioes pois possui monumentos importantes para as tres, como o Muro das Lamentaçoes para os Judeus e outros.


  • Compreender a importância da topofilia como instrumento de definição de territórios de direito.
Topofilia é o elo afetivo que as pessoas estabelecem com uma regiao e é importante pois, quando é definido o territorio de direito de algum povo, se observa tudo que faz parte da cultura dele que é natural, da paisagem.

  • Compreender como o petróleo pode se tornar um instrumento de barganha política.
O petroleo é muito importante nos dias de hoje e pode ser um instrumento de barganha quando, por exemplo um pais ameaça parar de vender para outro pais se algo nao for feito em relaçao à determinado assunto. Tambem pode ser uma ferramenta de regulaçao da economia como com a OPEP, que programa a produçao de petroleo para que os preços nao subam nem caiam muito.

  • Compreender o papel do pan arabismo para o conflito árabe israelense.
O pan arabismo é um movimento politico para reunir os paises de lingua arabe e de civilizaçao arabe. Só que eu nao sei o que tem a ver com o coflito la 

0 comentários:

Postar um comentário