sábado, 22 de setembro de 2012

Roteiro de Estudos da Prova do dia 24/09


  • Explicar a relação entre a guerra e a melhoria na economia mundial.
Durante a 2ª Guerra Mundial, os países que participavam dela precisavam se preparar e manter os soldados e, para isso era necessário que fossem construídas maquinas e armas de guerra, o que gerou vários empregos. Esse foi um dos aceleradores da recuperação dos EUA depois da crise de 29.
  • Identificar o crescimento comunista como ameaça a burguesia e à igreja católica.
O comunismo é uma ameaça á Igreja Católica, pois segundo Marx, a religião é o "ópio do povo", ou seja, engana as pessoas e faz com que elas aceitem a sua realidade sem questiona-la. Sendo assim, um país comunista não teria religião, colocando em risco a existência da igreja. Eu não sei a explicação da burguesia, se alguém souber pode escrever aqui!
  •  Identificar e Relacionar o Tratado de Latrão e suas consequências para o poder da igreja católica. 
O Tratado de Latrão foi entre a Igreja Católica e a Itália e criou o Vaticano. Esse tratado foi como uma "faca de dois gumes" para a Igreja, isso porque, por um lado, foi criado um Estado Soberano para ela, fazendo com que fosse menor a ameaça do socialismo. Também foi negativo por conta da perda de terras, pois, no final da Idade Media, a maior parte das terras da Itália pertencia á Igreja, e o Vaticano não se comparava nem á metade delas.
  • Explicar a tática russa na guerra contra a Alemanha e Relacionar a vitória em Stalingrado com o desfecho na II Guerra.
 A URSS ganhou a maior parte de suas batalhas por canta de sua tática de aproveitar o seu território hostil contra o inimigo. A estratégia consistia em recuar e destruir tudo no caminho para que o seu inimigo não possa utilizar tanto dos recursos naturais quanto das indústrias e abrigos. A Batalha de Stalingrado foi crucial para a vitória dos Aliados na 2ª Guerra, pois a Alemanha, apos perder ficou ainda mais enfraquecida, abrindo espaço para que os outros Aliados atacassem no dia D.
  • Relacionar a política de apaziguamento ao crescimento bélico alemão.
ESSA NEM PRECISA FAZER NE GALERA?! VAMOS COMBINAR
  • Identificar o pacto antikomitern e o tratado ribbentrop-molotov e os seus respectivos signatários. 
O pacto antikomitern, mais conhecido como anticomunista, feito entre Alemanha e Japão. E o tratado Ribbentrop-Molotov foi o tratado de Não Agressão ou Germano-Soviético entre Alemanha e URSS.

Uma Ajuda para a Prova do dia 24/09!


Sugestão de Resposta de Atividades

Atividade 1


  1.  Analise o posicionamento diplomático de ING, FRA e URSS em relação à Alemanha Nazista durante a década de 1930.
Durante a década de 1930, a Alemanha procurou expandir o seu território. Inglaterra e França, que estavam fracas devido á crise de 29 e, por isso com medo do Socialismo da URSS que estava forte e não seria contido por muito mais tempo pelo Cordão Sanitário, permitiram com que a Alemanha violasse o Tratado de Versalhes e se fortalecesse para barrar o Socialismo, o que foi chamado de Politica de Apaziguamento. Já a URSS, percebeu, durante a Guerra Civil Espanhola, que a Inglaterra e a França queriam “empurrar” a Alemanha em direção a ela, por isso procurou melhorar suas relações com a mesma, assinando o Tratado de Não Agressão, fazendo com que França e Inglaterra percebessem que o alvo da Alemanha não era a URSS e sim a Europa Ocidental, declarando guerra em 1939.
      
      2.   Aponte o elemento que revela o ápice da “Politica de Apaziguamento”.

O ápice da “Politica de Apaziguamento” foi a invasão da Tchecoslováquia pela Alemanha, em que a França e a Inglaterra se reúnem para avaliar se aceitam ou não a anexação dos Sudetos e no fim acabam aceitando.
     
        3. A 1ª Guerra ensinou mais os derrotados do que os vencedores”. Associe esta frase aos desdobramentos do inicio da 2ª Guerra.

Como é dito na frase, a Alemanha aprendeu muito mais com sua derrota na 1ª Guerra do que França e Inglaterra com sua vitória, isso porque a Alemanha que perdeu a Guerra de Trincheiras, investiu na Guerra Relâmpago (Blitzkrieg) e fez o acordo Germano-Soviético, concentrando seu exercito somente em um lado do pais, deixando-o mais forte.

 

Atividade 2

1. a. Identifique as três conferências diretamente relacionadas á 2ª Guerra Mundial.

Conferência de Yalta, Potsdam e Teerã.

          b. Associe estas conferências á Guerra Fria.

Na conferência de Yalta, os Aliados começam a criar a ideia de zonas de influência do socialismo e do capitalismo, já na conferência de Potsdam, tensões começam a ocorrer entre os Aliados por conta destas zonas e é possível observar o começo das disputas por elas, constantes no período da Guerra Fria.
“      
      2. Após derrotar o Japão, os EUA investem pesadamente na reconstrução Nipônica”. Explique.

Após a 2ª Guerra, o Japão que já era geograficamente próximo ao Socialismo da URSS, cria uma forte tendência a adota-lo, já que, em momentos de crise recorremos á ideias radicais. Com medo desta proximidade, os EUA investiram na reconstrução do Japão, para “deixar sua marca” com a mensagem de que o capitalismo é a melhor opção e com o objetivo de criar outro país capitalista forte do lado da URSS, para também mostrar isso.
3
       3. Analise o papel dos organismos criados na conferência de Bretton Woods.

Eu não gostei da minha resposta pra essa questão, então se alguém tiver alguma sugestão pode colocar!