domingo, 22 de abril de 2012

Roteiro:


Analisar a cidadania politica definida na Constituicao de 1824 e 1891 e seus impactos sobre a participacao politica.                                                                                                                          
Em 1824, no Brasil, havia um regime monárquico onde a o populacao nao votava e o Rei, que era o poder executivo e moderador, tinha sua elegibilidade hereditária. Ja em 1891, na epoca da Primeira Republica, o poder executivo e moderador era escolhido pelo povo por meio de votos, portanto, nesta época a populacao participava mais da politica do que na época do regime monarquico.
                                                                                          
Caracterizar a estrutura politica geral definida pela Constituição de 1891 (divisao e organizacao dos poderes)                                                                                                                      
Na Constituição de 1891,a politica era formada por apenas 3 poderes : executivo, legislativo e judiciario, para que não houvesse desequilibrio entre os mesmos. O poder executivo e formado pelo presidente, o legislativo pelo Senado e pela Câmara e o judiciario pelos juizes e  os tribunais.                                                                                                                                                                                                

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como postar coisas no blog:

E aí galera, criei um vídeo (é muito provável que ele esteja sem som o que não deveria acontecer, eu falo no vídeo, se estiver me avisem que eu re-coloco ele concertado, mas não precisa de som pra entender) aqui de como postar coisas no blog, para evitar mais perguntas. Agora também temos um canal no youtube:





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Matéria prova 23.04


  • Livre-arbítrio é basicamente a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres e o juízo livre. É a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.
  • Ter liberdade política consiste na participação política, sendo ela diretamente ou indiretamente, sem nenhuma intervenção de outras pessoas em sua própria escolha.
  • Ter liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos.
  • Consciência psicológica é o conhecimento de nós mesmos e do mundo, como por exemplo ter consciência que existimos.
  • Consciência moral é uma especie de pesamento interior que nos orienta e comanda de maneira pessoal sobre o que devemos fazer em certas ocasiões.
  • Vontade é algo que podemos realizar ou não, Ex: tomar sorvete.
  • Desejo é algo necessário, que não podemos mudar, tendo que realizar. Ex: ir ao banheiro.
  • Alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação, que refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios. ALIEN = outro mundo. Uma pessoa alienada é aquela que vive a ideologia (ideia).
  • A ideologia fascista possui uma caráter autoritário, expansionista e militar.
  • A ideologia comunista visa a implantação de um sistema de igualdade social.
  • A ideologia democrática possui um ideal ligado a participação dos cidadãos na vida política.
  • A ideologia capitalista está ligada ao desenvolvimento da burguesia que visa o lucro e o acúmulo de riquezas.
  • A ideologia conservadora possui ideias ligada á manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
  • A ideologia anarquista defende a liberdade e a eliminação do Estado e das formas de controle do poder.
  • A ideologia nacionalista possui como princípio a exaltação e a valorização da cultura do próprio país 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Indefinite Pronouns


Existem dois pronomes indefinidos principais, “some” e “any”, e a partir desses pronomes principais surgem as seguintes derivações:

Derivações de “some” (algum, alguma, alguns, algumas, um pouco)Derivações de “any” (algum, alguma, alguns, algumas, nenhum, nenhuma)
Sometime (alguma vez)
Somewhere (algum lugar)Anywhere (em qualquer lugar, em algum lugar, em nenhum lugar)
Someone somebody (alguém)Anybody anyone (qualquer pessoa, alguém, ninguém)
Something (alguma coisa, algo)Anything (qualquer coisa, nada, algo)

Quanto ao uso do “some” e seus derivados:
1- Em frases afirmativas.
There is some cheese on the fridge. (Tem um pouco de queijo na geladeira).
There are some books on the table. (Há alguns livros na mesa).
2- Antes de substantivos incontáveis no singular.
She gave me some water a few minutes ago. (Ela me deu um pouco de água alguns minutos atrás).
I want some ketchup to put on my sandwich. (Eu quero um pouco de ketchup para colocar no meu sanduíche).
3- Em frases interrogativas com o sentido de sugestãooferecimento oupedido.

Can somebody help me with these books? (Alguém pode me ajudar com esses livros?).
Would you like to drink something? (Você gostaria de beber alguma coisa?).
Quanto ao uso de “any” e seus derivados:
1- Em frases negativas.
There isn’t anything to do on a rainy day. (Não há nada para se fazer num dia chuvoso).
I don’t have any coin now. (Eu não tenho nenhuma moeda agora).
2- Em frases afirmativas, quando se tem a intenção de expressar “qualquer um”, ou seja, um número ilimitado de opções.
You can buy any blouse that you want. (Você pode comprar qualquer blusa que queira).
Put on any bikini. (Coloque qualquer biquíni).
3- Em frases interrogativas.
Is there anything to eat, mom? (Tem alguma coisa para comer, mãe?).
Is there anybody outside? (Tem alguém lá fora?).

Exercícios:

Complete the sentences with: nobodysomebodysomeoneanyoneanythingsomething and nothing

1. I can hear ______ at the door

2. Does ______ want to go to the cinema?

3. A: What are you doing on Saturday?
B: ______

4. "Can ______ tell me the capital of Mongolia?"

5. "Would you like ______ to eat?

6. The film was in German so I couldn't understand ______ they said.

7. I'm sad because ______ remembered my birthday.

8. As it's your birthday you can order ______ you like from the menu.

9. Oh no! ______ has eaten my chocolate mousse.

10. Poor thing! We have to do ______ to help.



Respostas:
1. Somebody
2. Anyone
3. Nothing
4. Anyone
5. Something
6. Anything
7. Nobody
8. Anything
9. Someone
10. Something

domingo, 15 de abril de 2012

Exercícios sobre Conjunções


 1) Analise os pares de enunciados, conectando-os logo em seguida por meio de uma conjunção coordenada que se adéque ao contexto.  

a – São várias as injustiças sociais. Não podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.
b – Suas escolhas farão toda diferença futuramente. Prossiga rumo à conquista de seus ideais.
c – Somente duas opções lhe restavam. Continuaria omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família.
d – Não comparecemos à reunião. Estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores.
e – Tente desculpar-se com seus amigos. Depois os convide para um programa agradável.


2) (PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência


3)  Diante das orações que seguem, atente-se para a ocorrência de algumas conjunções subordinadas, analisando, posteriormente, a relação de sentido que a elas se refere.

a- “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja”. (Oswald de Andrade)
b – “Naquele momento, como já disse, conservavam-se todos em silêncio”. (Graciliano Ramos).
c – Para que seja bem sucedido, procure se aperfeiçoar sempre.
d – Quando me faz elogios, sinto-me honrada.
e – A saudade aumenta, à medida que os dias vão passando.
f – Desde que respeite minhas opiniões, poderemos conversar.


Respostas:

1) a) São várias as injustiças sociais, contudo não podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.
b- Suas escolhas farão toda diferença futuramente, portanto prossiga rumo à conquista de seus ideais.
c – Somente duas opções lhe restavam: ou continuaria omitindo informações, ou revelaria todo o segredo à família.
d- Não comparecemos à reunião, pois estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores.
e – Tente desculpar-se com seus amigos e depois os convide para um programa agradável.


2) Alternativa B


3) a) comparação
b) conformidade
c) finalidade
d) tempo
e) proporção
f) condição


sábado, 14 de abril de 2012


Conjunções Coordenativas

    São vocábulos gramaticais que estabelecem relações entre dois termos e duas orações independentes entre si, que possuem as mesmas funções gramaticais. São classificadas em:
  • Aditivas: adicionam e acrescentam ideias.

E; Nem
Exemplos:

O que aconteceu não foi nem bom, nem ruim.
Todos estavam contentes e felizes ontem.

  • Adversativas: anunciam ideia inesperada, adversa, contrária.

Mas; Porém; Todavia; Contudo; No entanto; Entretanto
Exemplos:
Vi o filme, mas não gostei.
Dormi um pouco, porém não o suficiente.

  • Alternativas: mostram orações, alternância
    Ou; Ora; Nem; Quer; Seja
    Exemplos:
Ou você faz o que eu estou mandando, ou eu te deixo de castigo.
O menino ora filosofava, ora contava piadas.

  • Conclusivas: anunciam finalização de ideias; conclusão.

Logo; Então; Assim; Portanto; Por isso

Exemplos:
Estudei muito, por isso irei bem na prova.
A garota é muito inteligente, portanto irá para uma boa faculdade

  • Explicativas: explicam, esclarecem.

Pois; Porque; Que

Exemplos:
Todo mundo chegou atrasado pois o trânsito estava horrível.
Ele não atirou porque aquele era seu irmão.
Exercícios:

  1. Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.
    Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
    a) adição
    b) oposição
    c) alternância
    d) explicação
    e) conclusão
  2. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido:

    1. Correu demais, ... caiu.
    2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
    3. Ouvi a música … não gostei mesmo.
    4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
    5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

    a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
    b) por isso, porque, mas, portanto, que
    c) logo, porém, pois, porque, mas
    d) porém, pois, logo, todavia, porque
    e) entretanto, que, porque, pois, portanto
  3. Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

    A) relação de adição;
    B) relação de oposição;
    C) relação de alternância;
    D) relação de conclusão;
    E) relação de explicação

    1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. )
    2. Compre um carro, ou ande a pé. )
    3. Ele dever ser importante, pois todos falam dele. )
    4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. )
    5) Saiu daqui faz umas duas horas, portanto dever ter chegado. )

  4. Assinale a alternativa onde existe uma conjunção:
    a) Era uma casa de tijolos.
    b) Vi o carro de Mário.
    c) Trajava roupas finas
    d) Viu e comprou aquele sapato.
    e) Falou contra nós.



Respostas:
  1. D
  2. B
  3. A-C-E-B-D
  4. D

Vídeos: P.A. e Ráio infra vermelho


Gente eu sei que a matéria já passou mas esse vídeo pode ajudar a entender pressão:




E esse vídeo é sobre raio infravermelho:



quinta-feira, 12 de abril de 2012


A Primeira República (1889-1930)



Proclamação da República – 15 de novembro de 1889.

è O Contexto Brasileiro.
- Desigualdade social intensa.
- Inclusão (?) do negro na sociedade.
- Imigração europeia.
- País rural (início de urbanização mais considerável: novos serviços urbanos, modernização dos costumes, novos grupos sociais, emprego informal, criminalidade...)
- Propriedade fundiária: Latifúndio.
- Economia:
Principal produto: Café.
Principal investidor, credor e parceiro econômico: Inglaterra.
Principal consumidor: EUA.

- Fases da Primeira República.
            - República da Espada (1889-1894)
            - República das Oligarquias (1894-1920)
            - Crise da Primeira República (1920-1930)

è A República da Espada.
- Governo Provisório (1889-1891)
- O marechal Deodoro da Fonseca assume como presidente provisório após depor D. Pedro II.

- Primeiras medidas:
            - Fim do Senado vitalício.
            - Dissolução da Câmara.
            - Banimento da família real.
            - Separação entre Estado e Igreja (liberdade de culto e casamento civil)
            - “Grande Naturalização”.

- Convocação da Assembléia Constituinte.

- Rui Barbosa, ministro da Fazenda, implementa o “Encilhamento”
- O Encilhamento:
            - Permissão para que alguns bancos emitissem papel moeda.
            - Objetivo: oferecer crédito para atividades produtivas, em especial a indústria.
            - Efeitos práticos: Inflação, especulação, desorganização econômica.

è A Constituição de 1891.
- República Federativa: “Estados Unidos do Brasil”
- Divisão de poderes: 3 poderes.
Federalismo: autonomia regional, descentralização (os estados podem fazer leis, arrecadar impostos, tomar empréstimos externos...)
Direitos políticos (voto): Voto “universal” direto e aberto (exceto analfabetos, mendigos, mulheres, soldados e menores de 21 anos).
- Igualdade Civil.
- Direito à propriedade.
- Separação entre Estado e Igreja (instituição de registro de nascimento, óbito e casamento civil).
Liberalismo econômico.
- O primeiro presidente seria eleito pela Assembléia Constituinte.